Levantando
a carroceria - "lift"
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atualizado
em 07/12/2003 |
Muitos buggies não foram construídos para colocar os grandes pneus Dune ou similares. Eles não têm espaço nos pára-lamas para isto existem algumas opções, como alterar o desenho dos paralamas (na própria fibra), levantar a suspensão ou levantar a carroceria. Quase sempre os baja bug precisam um tipo de trabalho como este, porque ainda utilizam pára-lamas de fusca, mesmo que cortados. As fotos abaixo, mostram um levantamento radical de um Manx. |
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A
foto auto-explicativa do "Cascão" do Ari, mostra como
foi feito este serviço, em um buggy que não tem a plataforma
de um fusca e sim um chassi próprio: |
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E
buggies (ou bajas) com plataforma de fusca podem ser levantados com
esta técnica: |
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Vinicius
Cruz está fazendo um lift em um Kadron, para enfrentar trilhas.
Repare nos detalhes desta técnica, utilizando-se de aço
em perfil "U", com cortes para acompanhar o desenho do chassi
do fusca. Este perfil está aparafusado nas laterais do assoalho,
devendo ser aparafusado na carroceria. Como o fusca tem apoios na suspensão
dianteira e traseira, deverão ser feitos suportes adequados para
estes locais. Quando estiver montado, deverá mandar fotos do carro
pronto. |
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Esta
outra sequência de fotos, mostra o trabalho já feito, antes
de colocar a carroceria no lugar. Observe as setas mostrando onde foi
feito o reparo. Na dianteira, sobre o "chapéu de napoleão"
ou torpedo, foi feito uma peça em chapa de ferro, com o contorno
exato e com 60mm de altura, que foi soldada no chassi. Nas laterais, um
tubo de metalon com 60mm de altura foi colocado, para fazer o levantamento.
Este tubo foi dobrado em uma dobradeira, sem fazer cortes. Na parte posterior
do chassi, não foi colocado nenhum tipo de calço, pois não
há sequer um parafuso por ali. Na reforma, foi fechado com fibra
de vidro. (veja
como...) |
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As
fotos a seguir, mostram o trabalho quase finalizado. A frente ficou um
pouco levantada demais, por causa do pequeno pneu aro 13 da dianteira.
Enquanto o "caixa" não permite a compra de novas rodas
e pneus, fiz um pequeno rebaixamento da suspensão dianteira - ela
tem um sistema regulador tipo "Puma", com catraca. Todos os
parafusos utilizados para a fixação da carroceria, são
de aço inox, para melhor conservação - e são
mais bonitos, com as cabeças polidas... |
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Eis
o resultado final:
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