selvagem
Atualizada em março de 2013.
Marcos José Oliveira das Neves é o empresário que criou e toca, até hoje, a empresa que fabrica estes buggies. Em 1973, um amigo perguntou se ele seria capaz de fazer um carro que pudesse andar nos "morros de areia". Apesar de belas, as dunas não são muito convidativas para passeios a pé. Marcos montou, então, um carro de alumínio e chapa de ferro para o amigo. 0 carro começou a chamar atenção por onde passava. Quando as pessoas descobriram para que servia, começaram as encomendas. Quatro de início. Não dava para ser mais; o carro era feito a mão.
Depois de fazer um curso sobre a fibra de vidro em São Paulo, Marcos passou a produzir o "imortal" Selvagem. 0 novo produto agradou. Marcos recebeu 14 encomendas. A oficina já se dedicava mais a produzir do que consertar. 0 motor era de fusca, comprado em ferro velho.
Três anos depois, graças a um contrato com a VW, passou a montar carros zero quilômetro, ainda com motor de fusca e depois de Kombi. 0 chassis também era fornecido pela VW e adaptado na Oliveira e Nunes.
O webamigo Marcos Melo, proprietário de um Selvagem, trouxe interessantes informações sobre o carro: O chassi é um dos pontos fortes do Selvagem, sendo baseado na plataforma do Fusca. É 300mm mais curto em relação ao Fusca. Mas há detalhes, como o túnel central, que no Selvagem possui formas mais retas, melhores para se trabalhar na fabricação em série. A carroceria do Selvagem tanto serve para um chassi Selvagem como para um chassi Fusca encurtado. A respeito do chassi feito em aço inoxidável, apenas 4 unidades foram fabricadas até então, sendo que dois desses carros pertencem à Selvagem.
Já disponível há desde 2001, existe a opção do Selvagem equipado com câmbio de Kombi. Trata-se de uma suspensão do tipo "IRS" projetada e fabricada exclusivamente para o veículo. Vale salientar o fato de que as transmissões são encurtadas para manter a bitola traseira do Selvagem, que mantiveram as barras de torção do Fusca. Sem falar do motor com injeção eletrônica, o qual equipa alguns carros que andam frequentemente em dunas, sem apresentar maiores problemas relativos à confiabilidade. A Selvagem está se preparando para lançar em breve um novo buggy, sem nome definido ainda. Feito em estrutura tubular, possui toda a parte de suspensão (independente nas quatro rodas) desenvolvida na propria Selvagem. Nesse sistema, usam-se molas helicoidais, com uma espécie de Duplo "A" na dianteira, e algo parecido com o "IRS" na traseira. Tem bitolas dianteira e traseira próximas às da Kombi, capacidade para 5 ou 6 ocupantes. Com uma proposta turistica, este novo carro tem tudo para entrar em produção. Marcos Melo
Muito se fala do Selvagem, mas é preciso visitar sua fábrica para conhecer detalhes deste fantástico buggy. Praticamente todo ele é feito à mão na própria empresa. Capotaria, metalurgia, pintura, laminação da fibra, tudo é feito dentro da própria fábrica, o que eleva o grau de qualidade do produto final. Isto também reflete-se no preço. É o buggy mais caro do Brasil. E o mais desejado, também.
O Planeta Buggy reconhece do Selvagem como um dos mais clássicos buggies brasileiros e parabeniza a empresa pela fidelidade ao estilo, pela qualidade de seus buggies e, principalmente, por manter viva a mítica buggueira no NE Brasileiro.
Marcos José Oliveira das Neves é o empresário que criou e toca, até hoje, a empresa que fabrica estes buggies. Em 1973, um amigo perguntou se ele seria capaz de fazer um carro que pudesse andar nos "morros de areia". Apesar de belas, as dunas não são muito convidativas para passeios a pé. Marcos montou, então, um carro de alumínio e chapa de ferro para o amigo. 0 carro começou a chamar atenção por onde passava. Quando as pessoas descobriram para que servia, começaram as encomendas. Quatro de início. Não dava para ser mais; o carro era feito a mão.
Depois de fazer um curso sobre a fibra de vidro em São Paulo, Marcos passou a produzir o "imortal" Selvagem. 0 novo produto agradou. Marcos recebeu 14 encomendas. A oficina já se dedicava mais a produzir do que consertar. 0 motor era de fusca, comprado em ferro velho.
Três anos depois, graças a um contrato com a VW, passou a montar carros zero quilômetro, ainda com motor de fusca e depois de Kombi. 0 chassis também era fornecido pela VW e adaptado na Oliveira e Nunes.
O webamigo Marcos Melo, proprietário de um Selvagem, trouxe interessantes informações sobre o carro: O chassi é um dos pontos fortes do Selvagem, sendo baseado na plataforma do Fusca. É 300mm mais curto em relação ao Fusca. Mas há detalhes, como o túnel central, que no Selvagem possui formas mais retas, melhores para se trabalhar na fabricação em série. A carroceria do Selvagem tanto serve para um chassi Selvagem como para um chassi Fusca encurtado. A respeito do chassi feito em aço inoxidável, apenas 4 unidades foram fabricadas até então, sendo que dois desses carros pertencem à Selvagem.
Já disponível há desde 2001, existe a opção do Selvagem equipado com câmbio de Kombi. Trata-se de uma suspensão do tipo "IRS" projetada e fabricada exclusivamente para o veículo. Vale salientar o fato de que as transmissões são encurtadas para manter a bitola traseira do Selvagem, que mantiveram as barras de torção do Fusca. Sem falar do motor com injeção eletrônica, o qual equipa alguns carros que andam frequentemente em dunas, sem apresentar maiores problemas relativos à confiabilidade. A Selvagem está se preparando para lançar em breve um novo buggy, sem nome definido ainda. Feito em estrutura tubular, possui toda a parte de suspensão (independente nas quatro rodas) desenvolvida na propria Selvagem. Nesse sistema, usam-se molas helicoidais, com uma espécie de Duplo "A" na dianteira, e algo parecido com o "IRS" na traseira. Tem bitolas dianteira e traseira próximas às da Kombi, capacidade para 5 ou 6 ocupantes. Com uma proposta turistica, este novo carro tem tudo para entrar em produção. Marcos Melo
Muito se fala do Selvagem, mas é preciso visitar sua fábrica para conhecer detalhes deste fantástico buggy. Praticamente todo ele é feito à mão na própria empresa. Capotaria, metalurgia, pintura, laminação da fibra, tudo é feito dentro da própria fábrica, o que eleva o grau de qualidade do produto final. Isto também reflete-se no preço. É o buggy mais caro do Brasil. E o mais desejado, também.
O Planeta Buggy reconhece do Selvagem como um dos mais clássicos buggies brasileiros e parabeniza a empresa pela fidelidade ao estilo, pela qualidade de seus buggies e, principalmente, por manter viva a mítica buggueira no NE Brasileiro.