inserido no site em 15/03/2003 atualizado em 18/12/2005 |
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Durante 2003, o Jansen reformou totalmente este Fer Car, levando-o ao que o Planeta chama de "estado da arte" em termos de buggies. Agora, em 2005, este buggy "sofreu" mais um pouco: está com um turbo! Leia o que diz o Jansen: Fala Carlão! Olha as fotos de mais uma reforma. Rebaixei o vidro dianteiro, coloquei freio a disco nas 4 rodas, turbina de Audi A6, que é uma KKK 03 com 0,8 kg de pressão, vários instrumentos no painel e o carro ficou mais divertido ainda pra andar... jtubarao@hotmail.com As fotos a seguir, mostram como ele era, quando o Jansen o comprou e a primeira reforma, ainda no ano da compra, 2003. A primeira sequência de fotos, mostra o buggy quando foi adquirido, antes das reformas: |
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O santoantônio ainda era de ferro, e o capô traseiro é o original, em fibra. |
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Como toda boa reforma, este carro foi completamente desmontado. Na carroceria, as alterações mais importantes, foi a colocação de um santoantônio de fibra, o rebaixamento sob o banco traseiro para colocação do estepe (não deu certo, mas criou um interessante espaço para ferramentas e outras tralhas). Esta reforma deu um pouco de trabalho para o Jansen, por problemas com os profissionais que fizeram, mas no final, ficou muito bom. |
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Ali está a estepe, feita com pneu de Honda Biz (traseiro). |
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A "metamorfose" do chassi deste FerCar: Foi trocado o túnel completo com o cabeçote e os dois assoalhos, os buracos maiores foram calafetados e as emendas finalizadas com KPO por cima e por baixo, depois foi colocado "bate pedra" branco só na parte de baixo do assoalho, aí foi pintado por cima e por baixo com esmalte sintetico misturado com catalizador, tudo com pincel e rolinho pelo próprio Jansen, já que nao tinha compressor. As fotos a seguir mostram que o resultado foi muito bom. |
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O Jansen conseguiu comprar um retalho de chapa de alumínio, tipo assoalho de ônibus no ferro velho, já usada com alguns furos. Mas, como ia recortar mesmo, deu certo. O quilo da chapa custou R$ 8,00 reais e a chapa tinha 6 quilos (Total R$ 48,00 a chapa). Os moldes foram feitos com cartolina e a chapa recortada com tico-tico com serrinha de madeira mesmo. Ficou tão bom, que o Jansen resolveu fazer até as pedaleiras com as sobras da chapa... |
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Finalmente, ao final desta reforma, o FerCar já era outro buggy! |
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A caixa de fusíveis (de Chevette) está em um ótimo local, porque este buggy tem porta-malas. E, ao centro, o capô com o acabamento em alumínio, a bateria e a estepe no novo local. À direita, o painel com instrumentos Cronomac e os novos bancos. |
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Ficou muito bom, não é mesmo??? Veja o detalhe do capozinho do motor, feito em acrílico, com abertura para o filtro de ar esportivo. Os novos faróis e sinaleiras, deixaram o buggy com um visual muito mais bonito e provavelmente mais funcional. |
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Esta foto mostra o que ficou por baixo do banco traseiro do Fer Car do Jansen: tudo muito bem organizado e fixo! Mas o extintor precisa ficar ao alcance das mãos do motorista... |
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O motor deste buggy era ainda dos antigos, com dínamo. O Jansen comprou um motor novo para seu brinquedo e fez um trabalho de embelezamento bem criterioso. Veja nas fotos, a seguir, os detalhes deste trabalho: |
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Na foto central, o detalhe do volante "aliviado". Dá prá ver, também, a "capelinha" do modelo mais recente dos motores de fusca (o meu não tem isto), com o ressalto para acomodar melhor o radiador de óleo e desviar o ar quente dele, para fora do motor. |
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